As crianças não brincam de brincar. Brincam de verdade... Por isso Nunca se deve tirar o brinquedo de uma criança, tenha ela oito ou oitenta anos. Mario Quintana


sexta-feira, 6 de abril de 2012

O professor, o educador e as estrelas-do-mar de Pitangui/RN

          Havia um Professor que morava na praia de Pitangui/RN. Todos os  dias pela manhã ele caminhava contemplando as cores do mar e respirando a doce brisa salgada daquele pedaço do litoral nordestino. Dizia ele, que esse ritual era o mais valioso combustível que lhe fazia continuar a seguir nos seus arrastados 10 anos de carreira docente.
          Certo dia, viu um Jovem Educador devolvendo gentilmente ao mar, as estrelas-do-mar que eram trazidas até à areia pela força das ondas. Ao reconhecer que era um ex-aluno de uma brilhante escola ambiental que existe por lá, o Professor aproximou-se e perguntou:
            - Por que tu fazes isso meu rapaz?
            Prontamente o Jovem Educador respondeu:
            - Porque se eu deixá-las ao sol, elas vão secar e morrer.
            Ouvindo isso, o Professor, sujeito de conhecimentos superiores, respondeu-lhe:
        - Mas meu jovem existem milhões e milhões de quilômetros de praias ao redor do mundo, com milhões de estrelas-do-mar e com um sol tão escaldante quanto esse que doura tua pele. Você aqui não fará diferença.
            O Jovem Educador escutou calado. Sem responder, abaixou-se. Com um ar sereno e sossegado que só os educadores possuem, pegou uma linda estrela-do-mar em uma de suas mãos e disse:
            - Sei que são muitas as estrelas perdidas, mas veja esta linda estrela em minhas mãos...
            E lançando-a ao mar, continuou:
            - Posso não fazer a diferença para todas, mas para esta eu acabei de fazer!

         Aquela experiência foi tão perplexa e incômoda que o Professor não instruiu mais suas aulas. Não conseguiu engolir a lição que recebera. Foi como se uma espinha de peixe estivesse atravessada em sua garganta impedindo-o de engolir o belo exemplo. E quando engoliu, a digestão o empurrou numa profunda crise de identidade profissional. A atitude do Jovem Educador o fez compreender que Professores são muitos, Educadores são Um. Ele sentiu-se como um náufrago no imenso e complexo mar da educação, pois a reflexão o fez descobrir que nunca alcançara o educar e o cuidar, não fazia a diferença para as belas estrelinhas-do-mar que tinha em sala de aula. Ele apenas lecionava.
          Resolveu então arremessar sua carreira no abismo dos maus professores que pedem demissão e saiu da escola. Dedica-se agora ao turismo da região.
          Quanto ao Jovem Educador? Ele ainda pode ser encontrado fazendo a diferença naquela praia.


Texto causado por três anos de convivência matinal com um sempre Jovem Educador de “peso”, membro SaintClair de uma Escola que as estrelas-do-mar e a maresia afirmam ser das Dunas de Pitangui/RN.
O post é uma adaptação da "Parábola das estrelas-do-mar" e utiliza algumas colagens de suas diversas versões encontradas na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário