Do estágio I
O estágio supervisionado é, antes
de tudo, uma atividade curricular do Curso de Pedagogia, um ato educativo
assumido intencionalmente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, de
propiciar uma integração dos estudantes com a realidade do
mundo do trabalho. De fato, o estágio supervisionado propicia ao graduando a oportunidade de
qualificação prática, pela experiência no exercício profissional, acompanhado e
supervisionado profissionalmente.
A prática tem o objetivo de
observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas
durante a graduação em Pedagogia, bem como confrontá-los com a prática
pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática significativa. Dentro
deste pressuposto, procuramos conviver e observar direcionando
a prática pedagógica como uma ação sustentada entre a teoria e a pratica no
processo de ensino e de aprendizagem.
O
estágio curricular contribuiu para refletirmos sobre nossa formação, sobre
nossas inseguranças e tudo o que aprendemos e que ainda precisamos aprender. Representa
muito mais que uma simples oportunidade de prática profissional. Constitui-se,
essencialmente, numa oportunidade de integração entre o aluno em formação e o mundo
do trabalho, no exercício da troca de experiências, na participação de trabalhos
em equipe, no convívio sócio-profissional, no desenvolvimento de habilidades e
atitudes, na constituição de novos conhecimentos, no desenvolvimento de valores
inerentes à cultura do trabalho, bem como na responsabilidade e capacidade de
tomar decisões profissionais, com crescentes graus de autonomia intelectual.
O
estágio curricular representa também a superação de um grande desafio. O
formando descobre a importância da sua formação acadêmica. É muito satisfatório
chegar ao final do estágio sabendo que avançou enquanto profissional em
formação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário