As crianças não brincam de brincar. Brincam de verdade... Por isso Nunca se deve tirar o brinquedo de uma criança, tenha ela oito ou oitenta anos. Mario Quintana


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Pedagogia como forma de vida



Do estágio I

            O estágio supervisionado é, antes de tudo, uma atividade curricular do Curso de Pedagogia, um ato educativo assumido intencionalmente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, de propiciar uma integração dos estudantes com a realidade do mundo do trabalho. De fato, o estágio supervisionado propicia ao graduando a oportunidade de qualificação prática, pela experiência no exercício profissional, acompanhado e supervisionado profissionalmente.
            A prática tem o objetivo de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas durante a graduação em Pedagogia, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática significativa. Dentro deste pressuposto, procuramos conviver e observar direcionando a prática pedagógica como uma ação sustentada entre a teoria e a pratica no processo de ensino e de aprendizagem.
            O estágio curricular contribuiu para refletirmos sobre nossa formação, sobre nossas inseguranças e tudo o que aprendemos e que ainda precisamos aprender. Representa muito mais que uma simples oportunidade de prática profissional. Constitui-se, essencialmente, numa oportunidade de integração entre o aluno em formação e o mundo do trabalho, no exercício da troca de experiências, na participação de trabalhos em equipe, no convívio sócio-profissional, no desenvolvimento de habilidades e atitudes, na constituição de novos conhecimentos, no desenvolvimento de valores inerentes à cultura do trabalho, bem como na responsabilidade e capacidade de tomar decisões profissionais, com crescentes graus de autonomia intelectual.
            O estágio curricular representa também a superação de um grande desafio. O formando descobre a importância da sua formação acadêmica. É muito satisfatório chegar ao final do estágio sabendo que avançou enquanto profissional em formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário